Bem Vindos!!!!!!!!!!!!!!!

Bem vindos ao meu blog !






Espero que gostem dele e se não gostarem comentem e eu vou ver o que posso fazer por vocês, enfim...sejam bem vindos divirtam se nesse blog que sem minha melhor amiga Larissa não existiria, então obrigada Lari !E também não deixem de visitar o blog dela em! ?

sábado, 14 de agosto de 2010

O Mico-Leão-Dourado!

O  mico-leão-dourado  é  conhecido em todo mundo  como  símbolo  da conservação  da  naturaza  no Brasil.Mas esse lindo  animal  está em extinção, pois sua beleza chama a atenção  de contrabandistas  e também a principal razão deles estarem em extinção é o desmatamento de seu  habitat  a  Mata Atlântica.
Então temos que  ajudar a preservar está epécie tão linda, por isso vou contar todo seu modo de vida , seus costumes  e  etc..

Habitat:
Os  micos moram na  Mata Atlântica  que fica  na baixada costeira  do Rio  de  Janeiro.

Características da  espécie:
Vivem  em   grupos  familiares  formados , em  média , por seis  indivíduos ,  mas  pode  variar  desde  dois até  quatorze  indivíduos.
O  mico adulto  pesa entre cerca de  500  á  600 gramas, e mede  cerca de  60cm  da  cabeça até a ponta da cauda.
Não nenhuma diferença entre a cor da pelagem  ou  tamanho  entre a fêmea e o macho.
Na natureza chegam a viver em média, oito anos, mas podem chegar a viver até 10, 12 anos.
Podem reproduzir  uma ou duas vezes por ano (setembro-novembro e janeiro-março), com gestação de 120  dias e normalmente produzem dois filhotes gêmeos.
Alimentam-se frutos silvestres, insetos, pequenos vertebrados e, algumas vezes de goma de  algumas árvores.
São animais diurnos e à noite, dormem em ocos de árvores ou em emaranhados de cipós e bromélias.


Curiosidades:
É chamado de Mico-Leão-Dourado por ter pelagem cor de fogo e uma juba ao redor da cabeça. Seu pêlo é sedoso e adquire um belíssimo brilho quando exposto ao sol. Primatólogos (cientistas que estudam primatas) acreditam que essa característica é uma forma de defesa, pois o forte reflexo luminoso do pêlo deste mico atrapalharia sua localização por predadores. Animais aéreos, como a ave de rapina, são os principais predadores do Mico-Leão-Dourado.
É uma espécie onívora, pois alimenta-se tanto de animais quanto de vegetais e sua dieta preferida são insetos, aranhas, lagartos e pererecas.

É um animal monógamo, ou seja: o casal fica junto durante toda a vida. No caso de ter outros micos em idade fértil no grupo eles normalmente são expulsos. Vivem em bandos de 4 a 7 indivíduos onde somente casal dominante se reproduz. O período de gestação dura pouco mais de 3 meses e normalmente nascem 2 filhotes por cria. Nos primeiros dias de vida, somente a mãe carrega os filhotes, com o tempo o pai e os micos jovens ajudam a carregar e a cuidar dos miquinhos.

Atualmente vive apenas no Norte do Estado do Rio de Janeiro em densas florestas com cipós e bromélias. As grandes queimadas e outras formas de desmatamento estão reduzindo o tamanho das florestas. Atualmente existem cerca de 600 micos na Reserva Biológica de Poço das Antas, mas serão necessários mais de 2000 micos para salvar a espécie da ameaça de extinção. Para que isso seja possível será necessário quadruplicar o tamanho da área florestal dessa reserva.


Então  espero que está postagem ajude a  entender  porque  precisamos preservar a natureza e todos os animais inclusive o mico-leão-dourado.
Bjus da blogueira Gigi!

5 comentários:

  1. Eu não sabia disso tudo Gih!
    Vc é uma ótima blogueira viu???
    Bjus!

    OBS: Seu blog tá muuuuuuuuuuuuuito lindo!!!!

    L.

    ResponderExcluir
  2. obrigado por escrever coisas do mico. vc me ajudou fazer um trabalho da escola.

    ResponderExcluir
  3. obrigada voce me ajudou na liçao de casa um beijo

    ResponderExcluir
  4. obrigado belo bloooooog me ajudoou muito em trabalho de escola ............ obrigadoo

    ResponderExcluir
  5. Vlwwww,Me Ajudou em um trabalho de escola = )

    ResponderExcluir