O mico-leão-dourado é conhecido em todo mundo como símbolo da conservação da naturaza no Brasil.Mas esse lindo animal está em extinção, pois sua beleza chama a atenção de contrabandistas e também a principal razão deles estarem em extinção é o desmatamento de seu habitat a Mata Atlântica.
Então temos que ajudar a preservar está epécie tão linda, por isso vou contar todo seu modo de vida , seus costumes e etc..
Habitat:
Os micos moram na Mata Atlântica que fica na baixada costeira do Rio de Janeiro.
Características da espécie:
Vivem em grupos familiares formados , em média , por seis indivíduos , mas pode variar desde dois até quatorze indivíduos.
O mico adulto pesa entre cerca de 500 á 600 gramas, e mede cerca de 60cm da cabeça até a ponta da cauda.
Não nenhuma diferença entre a cor da pelagem ou tamanho entre a fêmea e o macho.
Na natureza chegam a viver em média, oito anos, mas podem chegar a viver até 10, 12 anos.
Podem reproduzir uma ou duas vezes por ano (setembro-novembro e janeiro-março), com gestação de 120 dias e normalmente produzem dois filhotes gêmeos.
Alimentam-se frutos silvestres, insetos, pequenos vertebrados e, algumas vezes de goma de algumas árvores.
São animais diurnos e à noite, dormem em ocos de árvores ou em emaranhados de cipós e bromélias.
Curiosidades:
É chamado de Mico-Leão-Dourado por ter pelagem cor de fogo e uma juba ao redor da cabeça. Seu pêlo é sedoso e adquire um belíssimo brilho quando exposto ao sol. Primatólogos (cientistas que estudam primatas) acreditam que essa característica é uma forma de defesa, pois o forte reflexo luminoso do pêlo deste mico atrapalharia sua localização por predadores. Animais aéreos, como a ave de rapina, são os principais predadores do Mico-Leão-Dourado.
É uma espécie onívora, pois alimenta-se tanto de animais quanto de vegetais e sua dieta preferida são insetos, aranhas, lagartos e pererecas.
É um animal monógamo, ou seja: o casal fica junto durante toda a vida. No caso de ter outros micos em idade fértil no grupo eles normalmente são expulsos. Vivem em bandos de 4 a 7 indivíduos onde somente casal dominante se reproduz. O período de gestação dura pouco mais de 3 meses e normalmente nascem 2 filhotes por cria. Nos primeiros dias de vida, somente a mãe carrega os filhotes, com o tempo o pai e os micos jovens ajudam a carregar e a cuidar dos miquinhos.
Atualmente vive apenas no Norte do Estado do Rio de Janeiro em densas florestas com cipós e bromélias. As grandes queimadas e outras formas de desmatamento estão reduzindo o tamanho das florestas. Atualmente existem cerca de 600 micos na Reserva Biológica de Poço das Antas, mas serão necessários mais de 2000 micos para salvar a espécie da ameaça de extinção. Para que isso seja possível será necessário quadruplicar o tamanho da área florestal dessa reserva.
Então espero que está postagem ajude a entender porque precisamos preservar a natureza e todos os animais inclusive o mico-leão-dourado.
Bjus da blogueira Gigi!